Não só os romances baseados em mitos nos marcam. Existem vários livros que marcam a nossa vida. Uns mais, outros menos. O que é certo, é que quando lemos um livro esquecemos tudo o que nos rodeia, e damos largas à imaginação.
De acordo com os nossos gostos pessoais, deixamos aqui algumas sugestões de algumas obras literárias que são intemporais.
Em Verona, a família Montéquio e a família Capuleto vivem em constante conflito.
Romeu, que é um Montéquio destemido, tem uma paixão por Rosalina. Numa tentativa para a esquecer, decide seguir o conselho dos amigos e ir ao baile de máscaras dos Capuleto. No baile fica encantado por uma bela dama, que corresponde ao sentimento. No entanto, vem a descobrir que se trata de Julieta Capuleto.
Algum tempo depois, invade a casa de Julieta e ouve-a revelar os sentimentos que nutre por ele. Após revelar a sua presença, trocam juras de amor e decidem casar-se no dia seguinte. A cerimónia realiza-se secretamente.
Após a cerimónia, Romeu assiste a um duelo entre os seus amigos e Teobaldo, primo de Julieta. Apesar de recusar lutar, depois de Teobaldo matar um dos seus amigos, deixa consumir-se pela raiva e mata o primo da amada.
A punição de Romeu é reduzida, mas ele é banido da cidade para sempre.
Julieta, que se encontra prometida a Páris, ao saber da notícia mantém-se fiel ao amor que sente pelo seu marido e manda a sua Ama entregar-lhe um anel, como prova do que sente. Pede ainda para que Romeu vá ao seu quarto durante a noite. Depois de passarem a noite juntos, Romeu parte para Mântua.
Entretanto, os pais de Julieta querem que esta se case com Páris. Em pânico, procura o Frei Lourenço. O Frei, aconselha Julieta a aceitar o casamento para evitar conflitos com os pais, e assim conseguem engendrar um plano: esta deveria beber o líquido existente num frasco, que simularia a sua morte. Desta forma, já não poderia casar-se com Páris. O Frei deveria mandar uma carta a Romeu a explicar-lhe a situação e a pedir-lhe que viesse para junto de Julieta, para ficarem juntos. Porém, a carta não chega ao destino, e Romeu sabe da “morte” da amada. Destroçado, decide morrer também e compra veneno. Regressa a Verona e encontra Páris junto ao corpo de Julieta. Lutam, e Páris morre. Em seguida, Romeu toma o veneno e morre abraçado a Julieta.
Frei Lourenço ainda tenta impedir Romeu, mas chega demasiado tarde. Receando ser punido, decide fugir, porém antes acorda Julieta. Esta, horrorizada, decide pôr termo à vida. Assim, apunhala-se, morrendo junto ao seu grande amor.
As famílias decidem fazer um acordo de paz, para honrarem a memória de seus filhos.
“Estes violentos enlevos têm violentos fins
E no seu triunfo se extinguem, como o fogo e a pólvora,
Que num beijo se consomem.”
(Acto II, Cena VI)
Autores: Nelson Costa, Sara Rego e kevin Aleixo
Durante uma viagem, o patriarca da família Earnshaw traz consigo Heathcliff, que todos acham tratar-se de um cigano. Hindley, o seu filho legítimo, morre de ciúmes de Heathcliff, ao contrário de Catherine, que por ele se apaixona.
Hindley torna-se o responsável pela família, após a morte dos seus pais, e maltrata Heathcliff, tornando-o frio e agressivo. Catherine decide casar com um homem rico, Edgar Linton, pois acha que este possui mais condições para a sustentar. Desgostoso, Heathcliff desaparece, reaparecendo anos mais tarde, rico.
Hindley vicia-se no jogo e no álcool e acaba por perder todos os seus bens para Heathcliff.
Hareton, apesar de ser maltratado por Heathcliff, venera-o e não permite que o desrespeitem.
Outra das acções maléficas de Heathcliff é o casamento entre a filha de Catherine e Edgar (Cathy) e o seu filho Linton. Quando este morre, Cathy fica sem todos os bens, pois Heathcliff fez com que Linton passasse todos os bens para o seu nome.
Quando acha que já se vingou, Heathcliff vê em todos os habitantes da casa os fantasmas do seu passado. Morre louco e só. É enterrado entre Catherine e Edgar.
“Se tudo o mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir; e, se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo tornar-se-ia para mim numa vastidão desconhecida, a que eu não teria a sensação de pertencer.”
Catherine morre ao dar à luz e Heathcliff resolve vingar-se de Edgar e Hindley. Assim, casa-se com Isabella, irmã de Edgar, resultando um filho desta união (Linton).